NOTA FISCAL DE DEVOLUÇÃO EM GARANTIA (OUTROS)
Assim como o processo anterior (nota fiscal de conserto) essa nota também deverá ser executada em um terminal que contenha os programas certificadores fiscais (Polinfe, Vega e o Certificado Digital).
1º Seguindo o mesmo processo anterior, vá até a guia MOVIMENTAÇÃO, SAIDA e logo após NOTA FISCAL AVULSSA.
2º Selecione a operação desejada e para demonstrar; utilizaremos a operação 44, CFOP 5.949 (Outras saídas. Merc./serviço, ou REM. DEVOL. EM GARANTIA DENTRO DO ESTADO).
OBS: Dentro do sistema, os nomes abreviados dos CFOP(s) são editáveis, portanto, a numeração destes permanecerá sempre igual, enquanto seus nomes e abreviações possam estar diferentes de um sistema para outro, e fica a critério do cliente qual nome utilizar.
3º Diferentemente da nota de conserto, esta nota trata-se de uma devolução, e por tal fim, No sistema deve ser informado referente a qual nota esta sendo feita essa devolução, para isso, após ter cadastrado a operação, CFOP , e cadastrar o fornecedor, deve-se clicar agora em “N.F ou C.F de Origem”e assim procurar a nota de origem. Conforme figura abaixo.
OBS: Verifique na figura a seguir, que cada operação faz um tipo de tratamento diferente em relação ao estoque, às notas, e etc. Para que seja possível habilitar o campo ao lado direito “N.F OU C.F DE ORIGEM” devemos escolher uma operação que esteja com a caixa de “NF ORIGEM” marcada, como é o caso da operação 44; Caso fosse utilizada uma operação que não utiliza a “NF ORIGEM”, não seria feito os procedimentos que serão explicados agora, e seria “pulado” diretamente aos cadastros de produtos na nota.
4º Agora será necessário procurar a nota fiscal de entrada dos produtos em questão no sistema. Para isso, marque o check Box “N.F entrada” e após isso clique sobre a “data inicial” do lado direito e procure à data correspondente a entrada da nota, para que o sistema filtre a nota com mais facilidade ou somente digite o “Nro. Do documento” ao lado e clique em selecionar. Nesse momento, caso tenha utilizado o filtro por data, aparecerão todas as notas que foram lançadas para esse fornecedor (entrada), escolha a nota que deseja utilizar ou “devolver” dando um simples clique sobre a nota para seleciona-la.
5º Ao executar a tarefa (4), abaixo aparecerão os produtos correspondentes a essa nota, a partir daí marque apenas os produtos que deseja efetuar a devolução, com duplo clique sobre a caixa “check Box” do lado direito de cada produto, ou se necessário , clique em “selecionar tudo” descrito logo abaixo. Clique agora em “Adicionar itens selecionados”
6º Agora deve-se adicionar informações referentes à nota de entrada para ficar adicionada no campo complementar de nota que esta sendo emitida, clicando em “código OBS”. Abrirá ai, um quadrante onde aparecerão todos tipos de observações PRÉ cadastradas, ou, se não houver nenhuma que o cliente tenha pré cadastrado, haverá apenas a opção “OBSERVAÇÃO PADRÃO”, selecione-a e clique em “enter”. Clique agora em “GERAR TEXTP COMPLEMENTAR” e verifique abaixo se as informações anexadas estão corretas e clique em “ok”. Conforme figuras.
7º Os produtos selecionados anteriormente estarão agora dispostos na grid principal da nota, onde agora podem ser verificados seus valores fiscais, CFOP, entre outros, conforme foi visto nos treinamentos anteriores:
8º Após corrigir os “cfops, valores, impostos” e etc, deve-se verificar a guia de “observações” que foi criado anteriormente nos passos 5 e 6 , que já estará disposta e descrita abaixo, podendo tambem ser alterada novamente caso julgue necessário:
9º Com todos dados confirmados, basta apenas clicar em salvar. Após seguir esses procedimentos a nota em questão já estará pronta e sendo enviada ao sefaz, e para sua manutenção , impressão segue-se os mesmos passos da nota fiscal de conserto (visto anteriormente nos passos 11, 12 e 13 de “NFE DE CONSERTO”).