Nota Fiscal a partir de Cupom Fiscal e NFCe
Este procedimento deve ser utilizado em casos onde seja necessário emissão de NFE modelo 55 para uma venda já efetuada com comprovante fiscal emitido como NFCe ou Cupom Fiscal.
obs: para NFC-E, no estado de santa catarina, NÃO é permitido esse tipo de nota.
Vale ressaltar que operações como essa só tem validade dentro do estado, sendo assim, caso seu cliente seja de um estado diferente do seu, será necessário emitir uma nota nova para não incorrer em casos de não retenção de imposto por parte do estado destino da mercadoria visto que Cupons Fiscais e NFCe’s são operações de âmbito interno, ou seja dentro do estado.
Para iniciar o processo será necessário ir até a guia “Movimentações>>Saídas/Prestações>>Nota Fiscal Avulsa”
Após isso, será direcionado para a tela de lançamento de NFE, sendo necessário preencher o cabeçalho para continuar o processo informando a Operação – Nat. Oper.- Destinatário. Neste caso em especifico, normalmente a Operação utilizada será a 50 e a Nat.Oper a 5.929
Após informado o cabeçalho poderá então clicar no botão “N.F ou C.F de Origem” afim de identificar o documento fiscal que está sendo referenciado seja ele NFCe ou Cupom Fiscal.
Na tela de identificação do documento pode ser adicionado filtro de data para facilitar a localização do documento, sendo necessário selecionar o tipo de documento que será adicionado para emissão da NFE 55, seja ele Cupom Fiscal ou NFCe. Importante ressaltar que os documentos que irão aparecer são aqueles que foram direcionados para o cliente informado no cabeçalho.
Após identificar o documento a ser referenciado pode-se então selecioná-lo com um clique sobre a linha do mesmo, após isso, na parte inferior aparecerão os itens contidos no documento de venda sendo então necessário selecionar os itens a serem anexados através da Check in Box no lado esquerdo de cada item. Após selecionar os itens a serem inseridos, pode-se então clicar na opção “Adicionar Itens Selecionados” para os inserir na NFE.
Obs. Caso seja necessário Adicionar todos os itens do documento selecionado pode-se selecionar através da opção “Selecionar Tudo”, ao lado de “Adicionar Itens Selecionados”
Tendo então selecionado os itens e adicionado os mesmos, pode-se efetuar a conferencia através da tela “2-Itens Adicionados”.
Após isto será necessário inserir o Código
Obs. podendo utilizar o código 1 – OBSERVAÇÃO PADRÃO e também “Gerar Texto Complementar”. Isto fara com que o sistema gere um texto complementar para a nota informando os documentos inseridos na confecção da NFE.
O passo acima é obrigatório.
Obs. Existe a opção de destacar nas observações informações de ST/IPI caso julgue necessário, para isto basta apenas marcar a Check in Box. Após isto clicar em “OK”
Feito isto clique em “OK”, o sistema ira então voltar a tela de lançamento de NFE onde pode-se conferir e alterar informações como CFOP/ICMS/IPI/COFINS quantidades valores e etc.
Após conferir as informações e efetuar alterações caso necessário clique em “Salvar”.
O documento será então salvo na tela de Gerenciamento de Notas Fiscais e o processo de devolução de venda estará concluído.
Certifique-se que o programa PoliNfe (programa que transmite as notas para a receita) está aberto e ativo.