Importação de Xml de NFE
1º Passo: Importação do xml de nf-e
Ao clicarmos, abrirá a seguinte janela no sistema:
Temos duas opções dentro do sistema para importação do xml, tanto por arquivo que foi recebido no e-mail ou baixado direto do site da receita, ou a opção xml pela web que iremos demonstrar, para isso clicaremos no botao “xml pela web” conforme foto acima.
Ao clicar no botão “xml pela web” o sistema nos apresenta a seguinte tela
Nessa tela de consulta de notas fiscais disparadas contra o cnpj, temos os filtros para pesquisa na parte superior da tela, nesse caso estamos com uma consulta dos três últimos meses.
Na tela principal temos todas as colunas acima com as informações das notas fiscais.
Vamos iniciar a importação do xml; para isso iremos selecionar a nota que desejamos importar e marcamos a check-box da coluna “sel”. conforme foto abaixo
Em seguida clicamos no botão “manifestar evento” na parte inferior da tela.
que ao clicar vai abrir a seguinte tela.
Essa tela nos sugere 4 opções :
0 - Confirmação de operação: ao ser selecionado envia à receita a informação que a operação que envolve a nf-e foi realizada, produto chegaram no local corretamente, depois de enviar esse comando, o fornecedor nada mais pode fazer com essa nota.ex: cancelar a mesma;
1 - Ciência da operação: sempre que damos ciência da operação estamos sinalizando para receita que conhecemos a nota que foi disparada contra o cnpj e toda operação envolvida;
2 - Desconhecimento de operação: usada nos casos que contenham alguma nota suspeita, que não foi efetuada compra e simplesmente algum fornecedor emitiu contra a empresa. enviando esse comando a receita justificamos que não pertence a empresa esta nota;
3 - Registro de operação não realizada: serve para mesma situação da operação 2;
Seguindo o procedimento de importação do xml:
Iremos usar a opção 1- ciência da operação e em seguida marcamos a check box “download do xml após manifestação” e clicamos no botão enviar. Conforme foto abaixo
Após clicar no botão, voltamos para tela anterior e clicaremos no botão “ok”,o mesmo irá apresentar uma mensagem para consulta da nfe no site do sefaz, clicamos em sim, nas duas mensagens que irão aparecer.
Ao clicar “sim” nas mensagens , voltamos para tela inicial de importação do xml, a qual estará com os dados da nota importada.
Se os produtos estiverem todos ok, no campo SUPERIOR onde está descrito “operação”, deve-se adicionar a operação desejada à essa nota, feito isso, na parte inferior deve-se MARCAR a guia “importação concluída” e clicar em Salvar.
Importante: Em casos que os produtos ainda não estejam vinculados deve-se adotar os procedimentos abaixo
Após o xml ter sido carregado em seu sistema, deve-se agora indicar os produtos sob quais serão relacionados com os mesmos do XML, para tal, use a tecla de espaço sobre os campos de cor ROSA, ao lado de cada produto, indicando um a um qual é o produto relacionado com o xml. É importante lembrar que se os produtos não estiverem cadastrados no sistema, não aparecerão em sua procura e será preciso cadastrar um novo.
Na próxima nota desse mesmo fornecedor, os produtos serão carregados automaticamente não sendo necessário indicar um a um (com exceções de novos produtos na nota).
Depois de indicados um a um os produtos, deve-se verificar a quantidade dos mesmos, pois muitas vezes o produto vem em caixas e é vendido em unidade (exemplo); Para isso usar a guia “fator” e “tipo fat” no próprio lançamento da xml.
Feito todos esses procedimentos, deve-se clicar em “importação concluída” na parte debaixo e clicar em salvar.