NOTA FISCAL DE COMPRA ( ENTRADA - FORNECEDORES)
A nota fiscal de entrada pode ser elaborada (entrada de estoque) em qualquer máquina que tenha acesso ao sistema VEGA.
1º A entrada de notas fiscais no sistema encontra-se no menu MOVIMENTAÇÃO – ENTRADAS/AQUISIÇÕES – ENTRADAS/LANÇAR DOCUMENTOS.
2º A seguir selecione o tipo de nota para entrada no sistema, pode-se usar o auxílio da lupa ao lado para a escolha do código desejado como, por exemplo, 55 (Nota Fiscal Eletrônica), 01 (Nota Fiscal 1/1A ou Nota manual) entre outros.
3º Coloque o valor TOTAL da Nota Fiscal e deixe marcado a opção abaixo “ Dar Entrada no L.V”, que por configuração padrão já estará marcada.
4º Casos utilize Pedido de compra para fazer pedidos ao fornecedor pelo sistema VEGA, deve-se também marcar a caixa de seleção “Entrada de Pedido de Compra”.
5º Escolha a forma de movimentação de estoque de propriedade e clique m OK.
Para sua segurança, no campo “informe total da nfe”, adicione o valor total da nota para que na finalização do lançamento, o sistema compare se os valores estão corretos ou não, lhe enviando assim um aviso em tela.
Em seguida clicamos em ok e automaticamente o sistema irá abrir uma tela com as notas que estão pendentes para realizar a entrada no sistema (todas que foram baixadas e confirmadas no manual “”importação de xml de nfe”””); clicamos em cima da nota desejada e clicamos em ok para iniciarmos o processo de lançamento da nf-e.
O próximo procedimento é conferirmos as informações que o xml nos trás;
1: Necessário Verificar as quantidades dos produtos e se estiverem todos de acordo conforme estão nos dados das notas, seguimos clicando no botão salvar pra finalizar a entrada no sistema da nfe.
Deverá ser feito a verificação da guia fiscal da nota, tão importantes para a geração dos documentos que serão solicitados pela sua contabilidade ao fim do mês para que seja gerada a guia de impostos. Por tal motivo, tal verificação requer atenção redobrada. Serão verificadas as guias 2 – ICMS/ISS, 3 – IPI, 4 – PIS, 5 – COFINS, 6 – Outros, 7 – DI.
OBS: Em sistemas onde a GRADE TRIBUTÁRIA de entrada desses produtos já esteja com todos os dados preenchidos, conforme o regime da empresa e conforme a CONTABILIDADE da empresa dispôs, a utilização dessas guias pode ser desnecessária na entrada da nota, sendo preciso apenas a checagem das informações. O mesmo serve para empresas que não utilizam GRADE TRIBUTÁRIA, e utilizam o PARÂMETRO FISCAL.
Verificando-se algum erro de tributação do produto, pode-se alterar manualmente nessas guias, lembrando que existem tributações que exigem alíquotas de entrada e outras não. Como primeiro passo, corrigir o CFOP de entrada do produto, após isso O CST - ICMS (CST - empresas de regime normal ou presumido – Lucro real) (CSOSN - empresas do regime SIMPLES) utilizando a tecla de ESPAÇO para procurar e selecionar o código desejado e por ventura suas alíquotas.
Para produtos que tenham a ST destacada na nota serão necessários mais informações para o preenchimento da guia fiscal, que em muitos casos só é possível encontrar no site do “Portal da NFE” ou no XML da nota enviado pelo seu fornecedor; Informações essas como Alíquota ST, MVA, Base de Redução ST, Base de Calculo ST entre outros.
Obs: È importante ressaltar que para que o sistema gere todos os dados referente a ST dos produtos, é necessário que o fornecedor informado esteja com a guia “ICMS Substituição Trib. “Destacado” na NF” MARCADO, dentro de seu cadastro na guia principal; pois caso contrário, o sistema não habilitará os campos de ST e Margem Subst. Para que possam ser alterados dentro da nota.
Seguem-se os mesmos passos para verificação e correção das próximas guias. Lembrando que em todas guias CST, para que seja possível modifica-la é necessário usar a tecla de ESPAÇO para procurar e selecionar o código, já as alíquotas podem ser digitadas.
3º PASSO FATURAMENTO DA NOTA FISCAL DE ENTRADA
Ao clicarmos na tela o sistema apresentara a seguinte tela:
Onde usamos filtros de data para acharmos a nota que fizemos a entrada, para poder ser faturada, após selecionar os filtros clicamos em carregar.
Selecionamos a nota que desejamos e em seguida clicamos no botão “faturar entrada” na qual irá puxar as informações de pgto conforme o xml.
O sistema abrirá nova tela constando as informações da forma de pgto conforme o xml, conferido as informações , prosseguimos clicando no botão “salvar”, assim fazendo o encerramento completo da entrada e faturamento da nf-e.
Obs: Aqui o mesmo pode-se ser alterado conforme desejo do cliente, mudando a data e os valores