NOTA FISCAL DE DEVOLUÇÃO DE VENDA
Este procedimento deve ser adotado em casos onde os documentos não possam mais ser cancelados dentro do prazo legal de cancelamento de cada um (NFE 24h/ NFCe 30min / Cupom Fiscal – passível de cancelamento apenas imediatamente após emissão )
Para efetuar a devolução de uma venda feita após esse prazo de cancelamento, pode-se adotar o procedimento abaixo.
Para iniciar o procedimento vá até a guia de Movimentação>>Entradas/Aquisições>>Entradas-Lançar Documento
Será então direcionado para uma nova tela onde deve atentar-se para que a opção “ Gerar Nota Fiscal Entrada” esteja marcada, para poder gerar devolução de vendas; para entradas de NFE’s de compra não é necessário que esta opção esteja marcada.
Após certificar-se de esta opção estar marcada clicar em OK para dar seguimento.
Após isso, será direcionado para a tela de lançamento de NFE, sendo necessário preencher o cabeçalho para continuar o processo informando a Operação – Nat. Oper.- Fornecedor.
Após informado o cabeçalho poderá então clicar no botão “N.F ou C.F de Origem” afim de identificar o documento fiscal que está sendo devolvido seja ele NFE NFCe ou Cupom Fiscal.
Na tela de identificação do documento pode ser adicionado filtro de data para facilitar a localização do documento, sendo necessário selecionar o tipo de documento que será devolvido. Importante ressaltar que os documentos que irão aparecer são aqueles que foram direcionados para o cliente informado no cabeçalho.
Após identificar o documento a ser devolvido pode-se então selecioná-lo com um clique sobre a linha do mesmo, após isso, na parte inferior aparecerão os itens contidos no documento de venda sendo então necessário selecionar os itens a serem devolvidos através da Check in Box no lado esquerdo de cada item.
Após selecionar os itens a serem devolvidos, pode-se então clicar na opção “Adicionar Itens Selecionados” para os inserir na nota de devolução.
Obs. Caso seja necessário devolver todos os itens do documento selecionado pode-se selecionar através da opção “Selecionar Tudo”, ao lado de “Adicionar Itens Selecionados”
Tendo então selecionado os itens e adicionado os mesmos, pode-se efetuar a conferencia através da tela “2-Itens Adicionados”.Após isto será necessário inserir o Código Obs. Podendo utilizar o código 1 – OBSERVAÇÃO PADRÃO e também “Gerar Texto Complementar”. Isto fara com que o sistema gere um texto complementar para a nota de devolução de venda.
Obs 1: Esse passo é importantíssimo, pois sem ele a nota será recusada.
Obs 2. Existe a opção de destacar nas observações informações de ST/IPI caso julgue necessário sendo preciso apenas marcar a Check in Box. Após isto clicar em “OK”
O sistema ira então voltar a tela de lançamento de NFE onde pode-se conferir e alterar informações como ICMS/IPI/COFINS e etc.
Após conferir informações como tributações e valores clicar em “Salvar”.
Após salvo, precisará então ser faturada, este processo pode ser feito através da tela de Movimentações>>Entradas/Aquisições>>Entradas Faturamento
Após selecionar o documento criado através da opção “Faturar Entrada” informar a forma de pagamento a ser utilizada e finalizar.
. Atentar a observação depois do print!
IMPORTANTE: aqui deve-se escolher a forma de pagamento à ser devolvido ao seu cliente, dessa forma, caso queira DEVOLVER em dinheiro, ou GERAR um novo CRÉDIDO para o cliente, clique no meio da tela em “valor a parcelar” e adicione o valor “0,00” na guia e fature, para que apareça diretamente as formas de devolução de VALORES disponíveis. Caso clique DIRETAMENTE na guia faturar entrada, e não mudar o valor a parcelar, o sistema irá gerar uma conta a pagar padrão, o que torna o processo de baixa de contas do seu CLIENTE um pouco mais burocrática. Aconselhamos a gerar um CRÉDITO ao seu cliente conforme prints abaixo.
Caso selecione a forma 6 – Ad.crédito ao cliente, ele irá gerar um crédito dentro do sistema, aonde na próxima venda ao mesmo cliente , no momento de faturar, ele irá apresentar esse crédito, OU, pode-se também utilizar o mesmo crédito para baixar alguma outra conta do cliente existente no sistema.
Caso selecione a forma 0 – dinheiro, quer dizer que você está TIRANDO o valor em dinheiro do seu caixa e devolvendo ao cliente diretamente, sem nenhum tipo de crédito. Esse procedimento deve ser sempre acompanhado pelo seu setor responsável, visto que se entre a venda anterior e a devolução houverem diferenças de “dias” (venda feita em um dia, e devolução feita em outro) irá existir uma diferença financeira na hora do fechamento de caixa.
O documento será então salvo na tela de Gerenciamento de Notas Fiscais e o processo de devolução de venda estará concluído.
Certifique-se que o programa Polinfe (programa que transmite as notas para a receita) está aberto e ativo.
ATENÇÃO!
As informações tributarias a serem utilizadas bem como natureza de operação e códigos fiscais são de total responsabilidade do cliente podendo ser consultada com a contabilidade para uma melhor utilização dos mesmos afim de não incorrer em erros tributários.
A Equipe World Informática se coloca a disposição para esclarecimentos referente ao procedimento utilizado, bem como eventuais auxilios que sejam necessários para utilização do sistema.
ATT Equipe World