DEVOLUÇÃO DE NOTA PARA FORNECEDOR
Devolução de ICMS - ST - IPI para fornecedores - Clique aqui para assistir no YOUTUBE
Vídeo no final do manual:
Obs: Muito importante: 1º Para que não seja necessário voltar aos passos anteriores, antes de começar a nota, verifique com sua contabilidade e em sua nota original, se será Necessário devolver ICMS ou ST na nota de devolução, se sim, verifique o cadastro do seu fornecedor , se a seguinte informação está marcada:
"ICMS Substituição Tirb. "Destacado" na NF".
Obs: 2º Caso seja um cliente que não tenha parametrização fiscal com consultoria especializada e deseje lançar MANUALMENTE as tributações, deve-se tambem verificar a configuração do terminal, se tem a configuração indicada para PERMITIR alterar icms; Para isso, vá até Utilitários >> Configurações > Vendas > Acessar Alíq. de ICMS/ S.T / Red. Aliq. de ICMS(marque essa guia e salve).
Este procedimento deve ser utilizado em situações onde seja necessário emitir NFE para seu fornecedor com finalidade de devolução de mercadoria.
Para iniciar o procedimento vá até a guia de Movimentação>>Saídas/Prestações>>Nota Fiscal Avulsa
Após isso, será direcionado para a tela de lançamento de NFE, sendo necessário preencher o cabeçalho para continuar o processo; informando a Operação – Cod. Mod. Nat. Oper.- Fornecedor - notas de devolução podem conter diversas formas de serem efetuadas sendo sempre aconselhável a consulta a sua contabilidade para confirmar informações na confecção da NFE.
Após informado o cabeçalho poderá então clicar no botão “N.F ou C.F de Origem” afim de identificar o documento fiscal que está sendo devolvido ao fornecedor.
utilizar OPERAÇÃO 39 para esse caso.
Na tela de identificação do documento pode ser adicionado filtro de data para facilitar a localização do documento, sendo necessário selecionar o tipo de documento que será devolvido. Importante ressaltar que os documentos que irão aparecer são aqueles que foram direcionados para o cliente informado no cabeçalho.Na situação de devolução ao fornecedor devera então estar marcada a opção N.F Entrada.
Após identificar o documento a ser devolvido pode-se então selecioná-lo com um clique sobre a linha do mesmo, após isso, na parte inferior aparecerão os itens contidos no documento de venda sendo então necessário selecionar os itens a serem devolvidos através da Check-in-Box no lado esquerdo de cada item.
Após selecionar os itens a serem devolvidos, pode-se então clicar na opção “Adicionar Itens Selecionados” para os inserir na nota de devolução.
Obs. Caso seja necessário devolver todos os itens do documento selecionado pode-se selecionar através da opção “Selecionar Tudo”, ao lado de “Adicionar Itens Selecionados”.
Tendo então selecionado os itens e adicionado os mesmos, pode-se efetuar a conferencia através da tela “2-Itens Adicionados”. Após isto será necessário inserir o Código Obs. podendo utilizar o código 1 – OBSERVAÇÃO PADRÃO e também “Gerar Texto Complementar”. Isto fara com que o sistema gere um texto complementar para a nota de devolução de venda.
OBS: Clicar em GERAR TEXTO COMPLEMENTAR é fundamental para que a nota seja autorizada;
Obs. Existe a opção de destacar nas observações informações de ST/IPI caso julgue necessário sendo preciso apenas marcar a Check in Box. Após isto clicar em “OK”
O sistema ira então voltar a tela de lançamento de NFE onde pode-se conferir e alterar informações como ICMS/IPI/COFINS e etc. na parte superior, também lançar informações como valores adicionais, descontos, fretes bem como observações complementares e etc nos campos na parte inferior da tela
Após conferir informações como tributações e valores clicar em “Salvar” .
O sistema ira então direcionar para a tela de faturamento onde deve ser informado o modo utilizado para salvar esta saída.
No caso abaixo, estamos devolvendo em “dinheiro”, mas fica a critério do usuário qual a forma a utilizar, podendo também salvar como um “12 – saldo com fornecedor” que gera um crédito para esse fornecedor que pode ser baixado nas contas a pagar, OU, na próxima compra com o fornecedor.
O documento será então salvo na tela de Gerenciamento de Notas Fiscais e o processo de devolução de venda estará concluído.
ATENÇÃO!
As informações tributarias a serem utilizadas bem como natureza de operação e códigos fiscais são de total responsabilidade do cliente podendo ser consultada sua contabilidade para uma melhor utilização dos mesmos, afim de não incorrerem erros tributários.
A Equipe World Informática se coloca a disposição para esclarecimentos referente ao procedimento utilizado, bem como eventuais auxílios que sejam necessários para utilização do sistema.
ATT Equipe World