ENTRADA DE NOTA ELETRONICA MODELO 55 E FATURAMENTO
1º PASSO : IMPORTAÇÃO DO XML DA NF-E
Ao clicarmos será aberto a seguinte janela:
Temos duas opções dentro do sistema para importação do xml, tanto por arquivo que por exemplo, são notas recebidas no e-mail ou baixadas diretamente do site da receita, ou a opção xml pela web que será a primeira demonstração: Iremos clicar no botão “xml pela web” conforme foto acima.
Ao clicar no botão “xml pela web” o sistema nos apresentará a seguinte tela:
Essa tela apresenta uma consulta de notas fiscais disparadas contra o cnpj da empresa; temos os filtros para pesquisa na parte superior da tela, nesse caso estamos com uma consulta carregada dos três últimos meses.
Na tela principal temos todas as colunas acima com as informações das notas fiscais.
Iremos iniciar a importação do xml, selecionando a nota que desejamos importar e marcamos a check box da coluna “sel”; conforme foto abaixo.
Em seguida clicamos no botão “manifestar evento” na parte inferior da tela.
Ao clicar, irá abrir a seguinte tela.
tela nos sugere 4 opções
- Confirmação de operação: ao ser selecionada envia a receita a informação que a operação que envolve a nf-e foi realizada, produtos chegaram no local corretamente e etc; depois de enviar esse comando, o fornecedor nada mais pode fazer com essa nota.ex: cancelar a mesma.
- Ciência da operação: sempre que damos ciência da operação estamos sinalizando para receita que reconhecemos a nota que foi disparada contra o cnpj e toda operação envolvida .
- Desconhecimento de operação: usada nos casos que contenham alguma nota suspeita, que não foi efetuada compra e simplesmente algum fornecedor emitiu contra a empresa. Enviando esse comando à receita, justificamos que não temos conhecimento da nfe.
- Registro de operação não realizada: serve para mesma situação da operação 2.
Continuaremos no procedimento de importação do xml.
Iremos usar a opção 1- ciência da operação e em seguida marcaremos a check box “download do xml após manifestação” e clicaremos no botão enviar. Conforme foto abaixo:
Após clicar no botão voltaremos pra tela anterior e clicaremos no botão “ok”; o mesmo irá apresentar uma mensagem para consulta da nfe no site do sefaz, clicaremos em sim, nas duas mensagens que irão aparecer.
Ao clicar em “sim” nas mensagens , voltaremos para tela inicial de importação do xml, a qual estará com os dados da nota importada.
Nessa tela iremos conferir se os produtos estão corretos, em casos de notas com produtos que ainda não foram cadastrados no sistema, é possível fazer por esta tela o cadastro do mesmo e logo após do cadastro podemos vincular o produto ao produto que veio no xml.
Na guia “Cód Item”, aparecem os itens pertinentes ao cadastro da empresa que está realizando a entrada, e na mesma linha do lado esquerdo, refere-se ao cadastro vindo do FORNECEDOR; Ou seja, em casos de cadastro de produtos novos, nessa guia, pode-se selecionar o produto desejado apenas digitando o código do item “do sistema VEGA”, bem como selecionar a linha, apertar a tela de espaço EMCIMA da guia “Cód item” e escolher o produto cadastrado em seu sistema, ou clicar em novo e realizar um novo cadastro de produtos.
Obs: Produtos deste mesmo fornecedor, que já foram mencionados anteriormente, deverão aparecer automaticamente nessa tela, não tendo a necessidade de cadastra-los ou vincula-los novamente.
Temos a coluna fator que usamos para fazer a divisão/multiplicação do produto que se esta dando entrada.
Exemplo: Fornecedor envia a nota com 1 caixa de produto x com 12 unidades dentro, e em sua empresa ele é vendido em unidade, o fator de conversão deve ser “multi” e o FATOR = 12.
Feito a vinculação dos produtos, marcaremos a check box “importação concluída” no rodapé da tela e clicaremos no botão salvar; ao fazer esse procedimento terminamos a primeira parte da entrada da nf-e que é a importação do xml.
2ª passo: vamos agora lançar a nota no sistema, lugar onde será alimentado o estoque, bem como os dados FISCAIS.
Ao clicarmos abrirá a seguinte tela:
Em seguida clicaremos em ok e automaticamente o sistema irá abrir uma tela com as notas que estão pendentes(xml importados) de realizar a entrada no sistema, clicaremos em cima da nota desejada e clicamos em ok para iniciarmos o processo de lançamento da nf-e.
o próximo procedimento é conferirmos as informações que o xml nos trás:
Obs: Esse momento é de suma importância, visto que é nesse momento que será adicionado todo tipo de informação fiscal de compra que será solicitado mais tarde através de sped fiscal ou do Sintegra; Portando, verificar todos os dados da guia ICMS, IPI, PIS E COFINS com atenção e com auxílio de sua contabilidade para verificar se os dados batem conforme as legislações de sua empresa. É importante salientar, que o sistema pode e deve ser programado para que as entradas tenham todos seus tributos calculados automaticamente, “verificar manual de GRADE TRIBUTÁRIA”.
Obs 2: O sistema não tem relação com os dados que serão adicionados nessas guias fiscais, sendo apenas a responsabilidade do mesmo de informar AONDE devem ser colocados os tributos (MANUAL GRADE TRIBUTÁRIA), mas , o QUE colocar é de inteira responsabilidade do CLIENTE/CONTADOR/CONSULTOR.
Estando tudo de acordo conforme estão os dados das notas, e bem como as tributações corretas dos itens, valores e quantidades; seguiremos clicando no botão salvar pra finalizar a entrada no sistema da nfe.
3º PASSO: FATURAMENTO DA NOTA FISCAL DE ENTRADA
Ao clicarmos na tela o sistema apresentará a seguinte tela:
Onde usaremos os filtros de data para acharmos a nota que realizamos a entrada, para pode ser faturada: depois de serem preenchido os filtros, clicaremos em carregar.
Selecionamos a nota que desejamos e em seguida clicamos no botão “faturar entrada” o qual já puxará as informações de pgto conforme o xml. (caso não puxe, é muito provável que na nota enviada pelo fornecedor, tenha faltado a informação).
O sistema abrirá nova tela constando as informações da forma de pgto conforme o xml, como datas e valores de parcelas: Conferido as informações , prosseguimos clicando no botão “salvar”, assim fazendo o encerramento completo da entrada e faturamento da nf-e.